"A Restauração Começa com a Palavra de Deus""“Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.”“Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum.<<<>>>O Espírito do soberano, o senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,isaías 61:1.. porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão se não houver quem pregue? e como pregarão se não forem enviados? como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!" romanos 10:13-15.. então, jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". mateus 28:18-20.. missionário francisco da igreja pentecostal cura divina da cidade de - sp - brasil, . Minha missão pessoal:"Fortalecer a Igreja do Senhor, alcançar os perdidos, ser uma das Vozes que tragam esperança aos aflitos e descanso aos cansados; lutar para ser o Sal da Terra e a Luz do Mundo, como ordenou meu Senhor e Mestre Jesus Cristo de Nazaré" mt 5:13-14. contato: missionariofranciscosouza@gmail.com ou ministrofranciscsouza@gmail.com >>> tl claro (11)98984-6816 >><< OI (11) 94626-0652 >>>>, Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" Mateus 28:18-20. <<<<<>>>> DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESTE SITES, SUA OPINIÃO PARA MIM É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA MIM CONTINUA ESFORÇADO PARA DEIXAR ESTE SITES LINDO. OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO DESDE JÁ, Desde Ja Agradeço Pela Visita, Volte Sempre. Shalom Adonay! ”

A carta de Paulo a Tito

Uma introdução
à carta de Paulo
a Tito
E s s a é u m a d a s c a r t a s p a s t o r a i s
escritas pelo apóstolo Paulo. É a mais
breve delas. As cartas pastorais sao orientações
práticas do veterano apóstolo aos
seus filhos na fé, Timóteo e Tito, ensinando-
lhes a maneira certa de agirem à
frente da igreja de Deus, como representantes
do apóstolo e pastores do rebanho.
Q uanto à epístola de Paulo aT ito,
John Stott está correto quando diz que
a ênfase dessa carta é a doutrina e o dever
nas três esferas que atuamos: a igreja,
a família e o m undo.' John Stott ainda
diz que nesses três estágios de instrução
é vital preservar a descontinuidade entre
Paulo, de um lado, e Timóteo, Tito, os
pastores e as igrejas, de outro. A verdadeira sucessão apostólica é uma continuidade não de
autoridade, mas de doutrina, isto é, o ensino dos apóstolos sendo
passado de geração a geração. E o que faz que essa sucessão doutrinária
seja possível é que o ensino dos apóstolos foi escrito e deixado para
nós no Novo Testamento.“ João Calvino faz uma im portante e esclarecedora distinção
entre os apóstolos e seus sucessores, quando diz que os primeiros eram fiéis e genuínos autores iluminados pelo Espírito Santo, e seus escritos devem ser, portanto, considerados
oráculos de Deus; mas a tinica função dos demais
é ensinar o que foi fornecido e selado nas Escrituras Sagradas.


William Hendriksen diz que o termo “cartas pastorais”
usado para referir-se a essas cartas endereçadas a Timóteo e Tito data da primeira parte do século 18. Entende ainda o erudito escritor que o termo “pastorais” não é adequado, uma vez que Timóteo e Tito não eram pastores de igrejas locais, mas encarregados do apóstolo Paulo para missões
especiais nas igrejas."* Essas cartas são absolutamente oportunas e contemporâneas.
Elas são totalmente necessárias ainda hoje e isso por várias razÕes: Em primeiro porque a classe pastoral está em crise. H á muitos pastores perdidos e confusos no ministério. Alguns estão cansados da obra e na obra (Gl 6.9), enquanto outros vivem na indolência sem se afadigar na Palavra (ITm 5.17), sem vigiar o rebanho dos aleivosos perigos (At 20.29,30), sem apascentar com conhecimento e inteUgência o povo de Deus (Jr 3.15). Em livro anterior, citei uma pesquisa
feita, em nosso país, em que se constatou que as três classes mais desacreditadas da nação são os políticos, a polícia e os T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável pastores. A crise espiritual da igreja reflete a crise espiritual cic seus líderes. A igreja é um reflexo de sua liderança. Se a vitia do líder é a vida da sua liderança, os pecados do líder
s:io os mestres do pecado.
|ohn Maxwell, um dos mais ilustres paladinos da
liilcrança crista, diz que liderança é, sobretudo, influência.
I )in líder nunca é neutro. Ele influencia sempre para o bem
ou para o mal. l',m segundo lugar, porque muitas igrejas estão em crise.
As cartas pastorais trazem princípios práticos que orientam
.1 igreja acerca do modo correto de proceder diante dos perigos
externos e dos conflitos interiores. Muitas igrejas sao
assediadas por falsos mestres e assaltadas por falsas doutrinas.
Outras têm suas energias drenadas em intérminos conditos
internos, que tiram o foco da igreja de sua verdadeira
missão, que é adorar a Deus e fazer a sua obra.
A igreja evangélica brasileira cresce espantosamente. Esse
(c-nômeno tem sido estudado pelos grandes especialistas de
I rescimento de igreja. Porém, a igreja tem extensão, mas não
piolundidade. Tem número, mas não credibilidade. Tem
desempenho, mas não piedade. Cresce vertiginosamente
o número de igrejas que abandonaram a sã doutrina e abiaçaram o pragmatismo com o propósito de crescer munericamente. Muitas igrejas parecem mais um supermercado que disponibilizam seus produtos ao gosto da freguesia. Pregam o que o povo quer ouvir, e não o que precisa ouvir. Falam para entreter, e não para levar ao arrependimento. Pregam palavras de homens, e não a Palavra de Deus. Em terceiro lugar, porque há nas igrejas um descompasso entre teologia e vida. A igreja de Deus precisa ser zelosa da doutrina e também da vida. Paulo escreveu a Timóteo, Uma introdução à carta de Paulo a Tito dizendo: “Tem cuidado de d mesmo e da doutrina...” (iT m
4.16). A igreja de Éfeso era zelosa da doutrina e descuidada no amor (Ap 2.2-4). A igreja de Tiatira era zelosa quanto ao amor, mas desatenta quanto à doutrina (Ap 2.18-20). As duas igrejas foram solenemente exortadas e repreendidas por Cristo. Precisamos subscrever a ortodoxia sem deixar de lado a ortopraxia. Precisamos de teologia boa e de vida santa.


A carta a Tito enfatiza tanto a sa doutrina (2.1) quanto a prática da piedade (1.1) e das boas obras (2.14; 3.14). John Stott alerta para o fato de estarmos vivendo sob a avassaladora influência da pós-modernidade, com seu subjetivismo e pluralismo, em que as pessoas têm aversão pela verdade e rejeitam peremptoriamente a concepção e até mesmo a possibilidade de existir verdade absoluta. Nesse contexto de relativismo doutrinário e moral, é maravilhoso entender que Paulo ordena a Timóteo e a Tito nada menos que dez vezes para ensinar às igrejas a sã doutrina, ou seja,
a verdade absoluta (iT m 3.4; 4.6,11,15; 5.7,21; 6.2,17; T t
2.15;3.8).5 Em quarto lugar, porque as heresias sempre se vestem de
nova roupagem para se infiltrar na igreja. As igrejas do primeiro século já estavam ameaçadas desde o seu nascimento pelo fermento da heresia. Os cristãos egressos do paganismo
eram tentados a voltar a ele ou ter sua fé contaminada por ensinos enganosos, disseminados pelos falsos mestres itinerantes. Ainda hoje, há muitas heresias no mercado da
fé. Muitas delas com sabor de alimento saudável e nutritivo, mas não passam de comida venenosa e mortífera. Essas heresias estão presentes nos seminários, nos púlpitos, nos livros, nas músicas. Uma heresia é uma negação da verdade ou uma distorção dela. Precisamos nos acautelar! T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável lún quinto lugar, porque a maneira errada de lidar com ds pessoas dentro da igreja é a causa de muitas feridas. A carta (If l’aulo aT ito é um verdadeiro manual de relacionamento humano. Mostra como os líderes devem lidar com as pessoas mais jovens, mais velhas e as pessoas da sua idade. A liderança da igreja precisa ser firme na sa doutrina, zelosa iia disciplina, mas sensível com as pessoas. Se nao vivermos om harmonia internamente, nao teremos autoridade para
pregar a Palavra externamente.


1 )ito isto, vamos considerar alguns aspectos introdutórios
ilcssa preciosa carta de Paulo aT ito. O remetente da carta lí consenso universal que o autor dessa carta a Tito é 0 afwstolo Paulo. As evidências sao tanto internas quanto externas. Os pais da igreja, como Clemente de Roma, Inácio de Antioquia e Policarpo, os reformadores e todos os
íléis expositores da Palavra deram apoio unânime à autoria paulina. O Cânon muratório, que lista os livros do Novo 1 estamento, atribui os três livros a Paulo. A única exceção a c'sse testemunho positivo nos primeiros séculos ocorre com Marcion, que foi excomungado como herege em 144 d.C., ein Roma, devido ao fato de ter rejeitado a maior parte ilo Antigo Testamento e as referências veterotestamentárias (eitas no Novo Testamento.^ Foi apenas no século 19 que a escola liberal lançou dúvidas sobre esse fato até então incontroverso. Os representantes desse liberalismo do século 19, como Friedrich Schleirmacher, rejeitaram ITim óteo, em 1807, e F. C. Baur
rejeitou as três cartas pastorais, em 1835.^ As críticas levantadas contra a autoria paulina das Epístolas Pastorais, com Uma introdução á carta de Paulo a Tito

T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável
respeito aos aspectos históricos, hnguísticos, teológicos e
éticos, entrementes, sao frágeis e nao oferecem provas suficientes
para permanecerem em pé.®

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