Uma introdução
à carta de Paulo
a Tito
E s s a é u m a d a s c a r t a s p a s t o r a i s
escritas pelo apóstolo Paulo. É a mais
breve delas. As cartas pastorais sao orientações
práticas do veterano apóstolo aos
seus filhos na fé, Timóteo e Tito, ensinando-
lhes a maneira certa de agirem à
frente da igreja de Deus, como representantes
do apóstolo e pastores do rebanho.
Q uanto à epístola de Paulo aT ito,
John Stott está correto quando diz que
a ênfase dessa carta é a doutrina e o dever
nas três esferas que atuamos: a igreja,
a família e o m undo.' John Stott ainda
diz que nesses três estágios de instrução
é vital preservar a descontinuidade entre
Paulo, de um lado, e Timóteo, Tito, os
pastores e as igrejas, de outro. A verdadeira sucessão apostólica é uma continuidade não de
autoridade, mas de doutrina, isto é, o ensino dos apóstolos sendo
passado de geração a geração. E o que faz que essa sucessão doutrinária
seja possível é que o ensino dos apóstolos foi escrito e deixado para
nós no Novo Testamento.“ João Calvino faz uma im portante e esclarecedora distinção
entre os apóstolos e seus sucessores, quando diz que os primeiros eram fiéis e genuínos autores iluminados pelo Espírito Santo, e seus escritos devem ser, portanto, considerados
oráculos de Deus; mas a tinica função dos demais
é ensinar o que foi fornecido e selado nas Escrituras Sagradas.
William Hendriksen diz que o termo “cartas pastorais”
usado para referir-se a essas cartas endereçadas a Timóteo e Tito data da primeira parte do século 18. Entende ainda o erudito escritor que o termo “pastorais” não é adequado, uma vez que Timóteo e Tito não eram pastores de igrejas locais, mas encarregados do apóstolo Paulo para missões
especiais nas igrejas."* Essas cartas são absolutamente oportunas e contemporâneas.
Elas são totalmente necessárias ainda hoje e isso por várias razÕes: Em primeiro porque a classe pastoral está em crise. H á muitos pastores perdidos e confusos no ministério. Alguns estão cansados da obra e na obra (Gl 6.9), enquanto outros vivem na indolência sem se afadigar na Palavra (ITm 5.17), sem vigiar o rebanho dos aleivosos perigos (At 20.29,30), sem apascentar com conhecimento e inteUgência o povo de Deus (Jr 3.15). Em livro anterior, citei uma pesquisa
feita, em nosso país, em que se constatou que as três classes mais desacreditadas da nação são os políticos, a polícia e os T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável pastores. A crise espiritual da igreja reflete a crise espiritual cic seus líderes. A igreja é um reflexo de sua liderança. Se a vitia do líder é a vida da sua liderança, os pecados do líder
s:io os mestres do pecado.
|ohn Maxwell, um dos mais ilustres paladinos da
liilcrança crista, diz que liderança é, sobretudo, influência.
I )in líder nunca é neutro. Ele influencia sempre para o bem
ou para o mal. l',m segundo lugar, porque muitas igrejas estão em crise.
As cartas pastorais trazem princípios práticos que orientam
.1 igreja acerca do modo correto de proceder diante dos perigos
externos e dos conflitos interiores. Muitas igrejas sao
assediadas por falsos mestres e assaltadas por falsas doutrinas.
Outras têm suas energias drenadas em intérminos conditos
internos, que tiram o foco da igreja de sua verdadeira
missão, que é adorar a Deus e fazer a sua obra.
A igreja evangélica brasileira cresce espantosamente. Esse
(c-nômeno tem sido estudado pelos grandes especialistas de
I rescimento de igreja. Porém, a igreja tem extensão, mas não
piolundidade. Tem número, mas não credibilidade. Tem
desempenho, mas não piedade. Cresce vertiginosamente
o número de igrejas que abandonaram a sã doutrina e abiaçaram o pragmatismo com o propósito de crescer munericamente. Muitas igrejas parecem mais um supermercado que disponibilizam seus produtos ao gosto da freguesia. Pregam o que o povo quer ouvir, e não o que precisa ouvir. Falam para entreter, e não para levar ao arrependimento. Pregam palavras de homens, e não a Palavra de Deus. Em terceiro lugar, porque há nas igrejas um descompasso entre teologia e vida. A igreja de Deus precisa ser zelosa da doutrina e também da vida. Paulo escreveu a Timóteo, Uma introdução à carta de Paulo a Tito dizendo: “Tem cuidado de d mesmo e da doutrina...” (iT m
4.16). A igreja de Éfeso era zelosa da doutrina e descuidada no amor (Ap 2.2-4). A igreja de Tiatira era zelosa quanto ao amor, mas desatenta quanto à doutrina (Ap 2.18-20). As duas igrejas foram solenemente exortadas e repreendidas por Cristo. Precisamos subscrever a ortodoxia sem deixar de lado a ortopraxia. Precisamos de teologia boa e de vida santa.
A carta a Tito enfatiza tanto a sa doutrina (2.1) quanto a prática da piedade (1.1) e das boas obras (2.14; 3.14). John Stott alerta para o fato de estarmos vivendo sob a avassaladora influência da pós-modernidade, com seu subjetivismo e pluralismo, em que as pessoas têm aversão pela verdade e rejeitam peremptoriamente a concepção e até mesmo a possibilidade de existir verdade absoluta. Nesse contexto de relativismo doutrinário e moral, é maravilhoso entender que Paulo ordena a Timóteo e a Tito nada menos que dez vezes para ensinar às igrejas a sã doutrina, ou seja,
a verdade absoluta (iT m 3.4; 4.6,11,15; 5.7,21; 6.2,17; T t
2.15;3.8).5 Em quarto lugar, porque as heresias sempre se vestem de
nova roupagem para se infiltrar na igreja. As igrejas do primeiro século já estavam ameaçadas desde o seu nascimento pelo fermento da heresia. Os cristãos egressos do paganismo
eram tentados a voltar a ele ou ter sua fé contaminada por ensinos enganosos, disseminados pelos falsos mestres itinerantes. Ainda hoje, há muitas heresias no mercado da
fé. Muitas delas com sabor de alimento saudável e nutritivo, mas não passam de comida venenosa e mortífera. Essas heresias estão presentes nos seminários, nos púlpitos, nos livros, nas músicas. Uma heresia é uma negação da verdade ou uma distorção dela. Precisamos nos acautelar! T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável lún quinto lugar, porque a maneira errada de lidar com ds pessoas dentro da igreja é a causa de muitas feridas. A carta (If l’aulo aT ito é um verdadeiro manual de relacionamento humano. Mostra como os líderes devem lidar com as pessoas mais jovens, mais velhas e as pessoas da sua idade. A liderança da igreja precisa ser firme na sa doutrina, zelosa iia disciplina, mas sensível com as pessoas. Se nao vivermos om harmonia internamente, nao teremos autoridade para
pregar a Palavra externamente.
1 )ito isto, vamos considerar alguns aspectos introdutórios
ilcssa preciosa carta de Paulo aT ito. O remetente da carta lí consenso universal que o autor dessa carta a Tito é 0 afwstolo Paulo. As evidências sao tanto internas quanto externas. Os pais da igreja, como Clemente de Roma, Inácio de Antioquia e Policarpo, os reformadores e todos os
íléis expositores da Palavra deram apoio unânime à autoria paulina. O Cânon muratório, que lista os livros do Novo 1 estamento, atribui os três livros a Paulo. A única exceção a c'sse testemunho positivo nos primeiros séculos ocorre com Marcion, que foi excomungado como herege em 144 d.C., ein Roma, devido ao fato de ter rejeitado a maior parte ilo Antigo Testamento e as referências veterotestamentárias (eitas no Novo Testamento.^ Foi apenas no século 19 que a escola liberal lançou dúvidas sobre esse fato até então incontroverso. Os representantes desse liberalismo do século 19, como Friedrich Schleirmacher, rejeitaram ITim óteo, em 1807, e F. C. Baur
rejeitou as três cartas pastorais, em 1835.^ As críticas levantadas contra a autoria paulina das Epístolas Pastorais, com Uma introdução á carta de Paulo a Tito
T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável
respeito aos aspectos históricos, hnguísticos, teológicos e
éticos, entrementes, sao frágeis e nao oferecem provas suficientes
para permanecerem em pé.®
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