O destinatário da carta
Essa carta foi enviada a Tito e às igrejas dos cretenses. João Calvino é da opinião que essa epístola foi tanto uma missiva individual de Paulo aT ito, quanto uma epístola aos cretenses.C harles Erdman diz que, embora essa carta seja pastoral, não é puramente pessoal, mas uma missiva oficial
dirigida a um representante do apóstolo, com o fim de fazer chegar por meio dele uma mensagem a toda a igreja. O livro de Atos não faz nenhum a menção aTito. Timóteo, entretanto, tem papel proeminente no livro de Atos, assim como em todas as cartas de Paulo, exceto Gálatas, Efésios e Tito. Porém, Tito é mencionado uma vez em Gálatas, nove vezes em 2Coríntios, uma vez em 2Timóteo e novamente na carta que leva o seu nome. Tito esteve com Paulo em
Jerusalém, Efeso, Macedônia, Creta, Nicópolis e Roma.
Quem foi Tito? Em primeiro lugar, Tito fo i um gentio convertido a Cristo. Enquanto Timóteo tinha pai grego e mãe judia, Tito era filho de pais gregos (Gl 2.3). Converteu-se a Cristo pelo
ministério de Paulo (1.4). Saiu das fileiras do paganismo para abraçar a fé cristã.
Não sabemos ao certo a naturalidade de Tito. Possivelmente residia em Antioquia da Síria, onde Barnabé e Saulo ensinaram a Palavra de Deus." E muito provável que sua conversão tenha se dado nesse tempo, pois somos informados de que quando Paulo subiu de Antioquia a Jerusalém, depois da sua primeira viagem missionária, levou consigo a Tito (Gl 2.3). Essa é a primeira vez que Tito aparece na lusrória sagrada.'^ Albert Barnes, por sua vez, acredita que I iio vivia em alguma parte da Ásia Menor. Sua suposição se (uiidamenta no fato de que Paulo trabalhou intensamente iu’ssa região e ali muitas pessoas se converteram à fé cristã. lím segundo lugar, Tito não fo i circuncidado como
Timóteo (Gl 2.1-4). Tito foi com Paulo a Jerusalém quando ilo concílio convocado pelos apóstolos e presbíteros para icsolver a questão da aceitação dos gentios na comunidade il.i (c cristã (At 15.1-35; Gl 2.1-3). Os judaizantes queriam ,11 rescentar à fé em Cristo a necessidade imperativa de os l',(.‘iuios serem circuncidados para serem salvos (At 15.5).
Paulo e Barnabé, depois da primeira viagem missionária, ilirigem-se a Jerusalém, levando consigo Tito como um c'l()c]uente exemplo de um gentio salvo que não havia sido I ircuncidado. C 'arl Spain afirma que Tito teve uma posição significativa iifssa controvérsia; de fato, ele parece ter sido a prova númei'() I na causa de Paulo contra aqueles que faziam da circuntisão um teste de fraternidade.’'* Charles Erdman afirma de modo correto que o nome de Tito está inseparavelmente vinculado “à Carta Magna da Liberdade Cristã”. William Hendriksen, na mesma linha de pensamento, a(irma que a importância dessa vitória para a liberdade c ristã e para o progresso do cristianismo dificilmente poderá ser superestimada.’^ Àqueles que questionam por que Paulo circuncidou Timóteo (At 16.3) e resistiu fortemente à circuncisão de Tito (Gl 2.3-5), respondemos ijue o primeiro foi circuncidado por uma questão de
■stratégia missionária; o segundo não foi circuncidado por uma questão de integridade teológica.
Hans Burki diz que o caso de Timóteo era uma questão de prática missionária (IC o 9.20); no caso de Tito estava Uma introdução à carta de Paulo a Tito e em jogo uma controvérsia doutrinária fundamental sobre aquilo que é necessário à salvação e o que não é.'^ Em terceiro lugar, Tito fo i encarregado por Paulo para levar à igreja de Corinto sua carta dolorosa. Paulo passou dezoito meses em Corinto, quando fundou uma igreja naquela cidade. Corinto era uma cidade moralmente pervertida. Ali ficava o templo de Afrodite com centenas de prostitutas cultuais.
A igreja de Corinto tinha muitos problemas, comodivisão, imoralidade, contendas, e muita confusão teológica acerca do casamento, da liberdade cristã, da Ceia do Senhor, do culto, dos dons e da ressurreição dos mortos. Paulo escreveu àquela igreja uma carta que se perdeu (IC o 5.9). Depois, enviou-lhes a missiva que conhecemos como a primeira epístola canônica. Essa carta não produziu
os resultados esperados por Paulo, especialmente na questão da disciplina do membro faltoso que mantivera relação sexual com a mulher do próprio pai (IC o 5.1-7). Paulo, então, fez uma visita à igreja, mas a situação tornou-se ainda mais hostil (2Co 2.1-4). Paulo deixou a cidade e escreveu
de Éfeso uma carta pesada e dolorosa e a enviou à igreja por intermédio de Tito. Este não foi apenas o portador da carta, mas também o instrumento de Deus para resolver o
problema da disciplina do membro faltoso, restabelecendo a ordem e a pureza da igreja (2Co 2.12).
Paulo saiu de Corinto, mas a igreja de Corinto não saiu do coração de Paulo. Mesmo tendo Deus aberto uma porta para a pregação do evangelho em Trôade, o apóstolo não
permaneceu na cidade e partiu para a Macedônia, tamanha
era sua ansiedade de estar com Tito e receber notícias da igreja de Corinto (2Co 2.12,13). Paulo não teve alívio em seu coração enquanto não se encontrou com Tito na Macedônia para saber as notícias T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável cia igreja de Corinto (2Co 7.5,6). Os resultados da visitadc‘ 'Tito e da dolorosa carta de Paulo à igreja surtiram um clfito grandioso, pois os crentes de Corinto corrigiram olalioso (2Co 2.5-11) e reafirmaram seu amor por Paulo (,’.(]o 7.6,7), seu pai espiritual (IC o 4.15). I'!,m quarto lugar, Tito fo i encarregado por Paulo para levar ,) igreja de Corinto a segunda carta e completar entre os crentes a graça da contribuição (2Co 8.6). Paulo tinha assumido uni compromisso com Tiago, Pedro e Joao de que em seu irahalho missionário entre os gentios nao se esqueceria dospobres (Gl 2.10).
A igreja de Corinto dera sinais otimistas de que abraçaria, coni fervor, o projeto de levantamento de ofertas para os cientes pobres da Judeia (IC o 16.1; 2Co 8.6,7). Porém,
coni a saída de Paulo de Corinto, embora a igreja tivesse alcançado progresso em outras áreas
espirituais, estava muito acomodada nesse campo de contribuição (2Co 8.7).
1'oi então que Paulo enviou Tito, agora da Macedônia, novamente à igreja, para que eles passassem do estágio cio desejo da contribuição para a prática efetiva (2Co 8.6,7, 10, 11). I',m quinto lugar, Tito é companheiro e cooperador dc Paulo, homem digno de honra na igreja de Deus (2Co 8.23,24). Tito não é apenas filho na fé do apóstolo Paulo, mas também seu companheiro e cooperador. Está sempre
obedecendo as ordens do apóstolo, no sentido de cooperar com ele no trabalho do ministério em várias igrejas. Era um liomem pronto e sempre disposto a fazer a obra de Deus, onde quer que o apóstolo o enviasse. Diferentemente de Timóteo que era jovem, tímido e doente,
Tito revela-se um varão determinado, emocionalmente granítico, capaz de sanar grandes problemas e conflitos Uma introdução à carta de Paulo a Tito T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável nas igrejas mais difíceis. Paulo diz à igreja de Corinto que
obreiros desse estofo devem ser merecedores da mais alta consideração e amor da igreja (2Co 8.23,24). Em sexto lugar, Tito, um homem de iniciativa (2Co 8.16,17). Tito demonstrou amor pela igreja de Corinto a ponto de não apenas ir aos coríntios atendendo ao apelo de Paulo, mas de ir a Corinto voluntariamente. Ele tinha iniciativa própria e disposição de enfrentar grandes desafios
no ministério. Tito era proativo e tinha coração de pastor e têmpera de aço para lidar com as tensões da vida pastoral.
O ministério de Tito em Corinto foi tão marcante que Paulo o menciona nove vezes em sua segunda carta. Em sétimo lugar Tito, era um homem íntegro financeiramente (2Co 12.17,18). Paulo dá seu testemunho à igreja de Corinto dizendo que, durante os dezoito meses que passou na cidade, jamais os explorou financeiramente. De igual forma, seu filho, cooperador e companheiro Tito não os explorou, uma vez que andou no mesmo espírito e nas mesmas pisadas de seu pai espiritual. Em oitavo lugar Tito, era o encarregado de Paulo para corrigir os problemas nas igrejas da ilha de Creta (1.5). A primeira vez que vemos Paulo em Creta é durante sua turbulenta viagem a Roma (At 27.6-8). Possivelmente durante esse breve período que esteve na ilha ele nao teve tempo suficiente para resolver os problemas existentes nas igrejas. Sendo assim, a melhor conclusão é que Paulo esteve nessa ilha na companhia de Tito no intervalo entre suas duas prisões em Roma.
Uma vez que os novos convertidos eram egressos do paganismo, a igreja nascente estava enfrentando muitas dificuldades, tanto externas quanto internas. João Calvino
diz que, depois da partida de Paulo, Satanás se esforçou não só para derrotar o governo da igreja, mas também para corromper sua doutrina.’* Como Paulo era apóstolo aos gentios e não apenas de uma região, deixou Tito em Creta para colocar as coisas em ordem nas igrejas e constituir presbíteros nessas igrejas das várias cidades da ilha (1.5).
Tito ainda ajudou Paulo em Nicópolis (3.12), situada na costa oriental do mar Jônico. Em nono lugar, Tito esteve com Paulo em Roma, em sua última prisão (2Tm 4.10). Na última menção que temos tic 'ilto na Bíblia, ele está indo de Roma à Dalmácia (2Tm 4.10). Embora o texto não seja explícito, Tito deve ter ido à Dalmácia por ordem do próprio apóstolo Paulo. Nesse tempo o apóstolo já havia sido capturado e estava novamente preso, não mais com liberdade condicional, mas numa masmorra romana, sabendo que a hora da sua partida havia chegado (2Tm 4.6-8). Nesse tempo o imperador era Nero, o monstro que assassinou o irmão, a mãe, a esposa Otávia e o tutor Sêneca, além dl.' muitos outros. Quando pôs fogo na cidade de Roma, no ano 64, o povo o acusou de ser o autor do incêndio.
( 'ontudo, ele tratou de desviar a atenção de si e culpou os cristãos pela façanha. O banho de sangue que se seguiu foi terrível. Paulo foi decapitado na Via Óstia, quase cinco (|uilòmetros fora da capital, por volta do ano 67 d.C. Não sabemos se Timóteo e Marcos chegaram a Roma antes da morte do apóstolo.’^
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