A data em que a carta foi escrita
límbora sua posição no Novo Testamento seja depois
de 2Timóteo, sua posição cronológica é, provavelmente,
eiure as duas cartas de Timóteo. Temos certeza de que Tito
Uma introdução à carta de Paulo a Tito precede 2Timóteo, porque o apóstolo ainda era homem
livre quando escreveu essa epístola sobre o estudo. Mas se Tito precede ou sucede a ITimóteo, é difícil d i z e r . É fato incontroverso, porém, que Paulo escreveu essa carta no intervalo entre suas prisões em Roma.^’
O livro de Atos termina dizendo que Paulo havia sido autorizado a alugar uma casa onde cumpria prisão domiciliar, junto à guarda pretoriana, em Roma. Essa prisão durou dois anos (At 28.30). Colocado em liberdade, Paulo visitou a igreja de Efeso, onde deixou Timóteo incumbido de supervisionar as igrejas da Ásia Menor, seguindo em direção à Macedônia. Após alcançar o norte da Grécia, possivelmente escreveu sua primeira carta a Timóteo (iT m 1.3). Quando chegou à ilha de Creta, lá deixou Tito para encorajar e orientar a liderança dos cristãos cretenses (1.5), partindo em seguida para Acaia, região sul da Grécia (3.12). Na Macedônia, pouco antes de chegar a Nicópolis, Paulo possivelmente decidiu escrever essa carta de encorajamento a Tito. Quando, finalmente, alcançou Trôade (2Tm 4.13), é provável que tenha sido inesperadamente preso e novamente levado a Roma, jogado num frio e isolado calabouço e, pouco tempo mais tarde, logo após ter escrito sua segunda carta a Timóteo, terminou decapitado sob as ordens de Nero.^^ A tradição da igreja noticia que Tito teria se tornado o primeiro bispo da igreja de Creta, permanecendo solteiro e morrendo na ilha, aos 94 anos de id a d e .
A ilha de Creta
Creta era uma ilha grande e populosa. Havia sido célebre desde os tempos mais remotos por uma civilização avançada, em particular pela sabedoria de suas leis. No T ito e F ilemom - doutrina e vida
um binôm io inseparável ,111o 141 a.C., os judeus da ilha de Creta tinham se tornado suUcientemente fortes para obter o apoio político de Roma, 0 (|ue os tornou ainda mais prósperos e influentes. Roma ,iiK'xou Creta em 67 a.C. e a uniu a Cirene, uma parte da 1 ,íbia na África do norte, como uma só província. Política e geograficamente, Creta estava exposta às inlluêiicias europeias ao norte, e às do Egito, Líbia e Cirene ,10 sul. Ela se achava situada em um ponto favorável: era .1 maior de uma cadeia de ilhas que serviam como uma serie conveniente de trampolins para o tráfico que se fazia
c-iitrc a Grécia e a Ásia Menor. Seus portos eram muito impo it antes para os navios que atravessavam o Mediterrâneo, especialmente no mau tempo (At 27.7-14).^^ A ilha de Creta, de 260 quilômetros de comprimento,.ilém de ser conhecida na antiguidade, foi também mencionada no Novo Testamento bem como no Antigo 1 estamento como terra dos filisteus, de nome Caftor (Dt
,’,.23; Jr 4.7; Am 9.7). Creta situava-se em um ponto de eru/amento entre a Ásia, a África e a Europa.
A palavra “sincretismo” vem dos cretenses. Em Creta, eada uma das numerosas cidades queria ser a mais adiônom a possível em relação às demais. Somente quando eslava em jogo a defesa contra um inimigo comum, os I leienses, que preferiam a independência, se uniam,
Iornando-se assim íj/;?-cretenses (íj/^-cretismo). Nessa ilha confluía toda sorte de cultos, religiões, filosofias e linhas de pensamento.^'’ ( Charles Erdman reafirma que a ilha de Creta, que ocupava uma posição privilegiada no centro do Mediterrâneo, liavia alcançado na antiguidade uma civilização brilhante; mas, por alguma razão, essa civilização entrou em declínio (L 12,13), e, no reinado de Augusto, os habitantes de Uma introdução à carta de Paulo a Tito T ito e F ilemom - doutrina e vida
um binôm io inseparável Creta eram bárbaros e toscos, e vistos com aversão e até
desprezo.“^ William Barclay diz que nessa época a igreja era uma
ilha de cristianismo cercada por um mar de paganismo. As
mais perigosas heresias a ameaçavam por todos os lados. As
pessoas que a formavam estavam a um passo de sua origem
e antecedentes pagãos.^* Como o evangelho é para todos os povos, judeus e gregos, bárbaros e estudiosos, Paulo, ao sair da sua primeira prisão em Roma, retornou à ilha, acompanhado de Tito para consolidar aquele trabalho ainda incipiente. Antes de partir para outras paragens, deixou ali Tito, seu filho na fé, companheiro e cooperador para colocar em ordem as coisas restantes e nomear presbíteros nas igrejas. Algum tempo depois de sua saída de Creta, Pauloescreveu essa carta a Tito, com vários princípios pastorais que deveriam ser observados nas igrejas. Albert Barnes diz que nós não temos informações seguras acerca do tempo exato em que o evangelho foi anunciado pela primeira vez na ilha de Creta, nem de quem foram os pioneiros dessa evangelização.^^
Os judeus cretenses tinham laços com os judeus de Jerusalém. Por isso, no dia de Pentecostes havia judeus piedosos de Creta que tinham ouvido o evangelho e testemunharam o estabelecimento da igreja (At 2.10,11). A conversão de alguns desses homens e seu retorno subsequente à ilha de Creta foram provavelmente o começo
das igrejas com as quais Paulo e Tito trabalharam mais
tarde. Corroborando essa hipótese, Hans Burki afirma que
é possível que, m uito antes da visita de Paulo a Creta, já
tivessem surgido nessa ilha pequenas células domésticas de
discípulos de Jesus. lúnlíora Paulo tivesse como meta pregar o evangelho
rm i\-giões ainda nao alcançadas (Rm 15.20), também se
I '.iorçava para confirmar igrejas estabelecidas por outros
(Km 1.10-15; 15.22-24). Por isso, dispôs-se a visitar a ilha
<!(• ( iivta, onde provavelmente já existiam igrejas em muitas
(Ir suas cidades.
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