"A Restauração Começa com a Palavra de Deus""“Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.”“Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum.<<<>>>O Espírito do soberano, o senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,isaías 61:1.. porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão se não houver quem pregue? e como pregarão se não forem enviados? como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!" romanos 10:13-15.. então, jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". mateus 28:18-20.. missionário francisco da igreja pentecostal cura divina da cidade de - sp - brasil, . Minha missão pessoal:"Fortalecer a Igreja do Senhor, alcançar os perdidos, ser uma das Vozes que tragam esperança aos aflitos e descanso aos cansados; lutar para ser o Sal da Terra e a Luz do Mundo, como ordenou meu Senhor e Mestre Jesus Cristo de Nazaré" mt 5:13-14. contato: missionariofranciscosouza@gmail.com ou ministrofranciscsouza@gmail.com >>> tl claro (11)98984-6816 >><< OI (11) 94626-0652 >>>>, Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" Mateus 28:18-20. <<<<<>>>> DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESTE SITES, SUA OPINIÃO PARA MIM É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA MIM CONTINUA ESFORÇADO PARA DEIXAR ESTE SITES LINDO. OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO DESDE JÁ, Desde Ja Agradeço Pela Visita, Volte Sempre. Shalom Adonay! ”

0 propósito da carta de Paulo

0 propósito da carta

1 )c‘stacamos três propósitos do apóstolo Paulo ao escrever 1 ssa carta: l',m primeiro lugar, encaminhar Zenas e Apoio (3.13). Essa I a ria dc Paulo a Tito serviu como mensagem de recomenil. ic^ao para Zenas, o intérprete da lei, e Apoio, o eloquente evangelista, que foram também os portadores da missiva. Pm segundo X\x^2x, pedir para Tito encontrar-se com Paulo (7// Nicópolis (3.12). Assim que Tito tivesse concluído seu 1 r.ibalho, deveria deixar Creta para encontrar-se com Paulo
cm Nicópolis, antes da chegada do inverno. E muito provável que eles tenham se encontrado nessa cidade, uma
vc'/ c]ue quando Paulo escreveu sua última carta a Timóteo,
cia prisão romana, disse que Tito tinha ido à Dalmácia (.rim 4.10). C'oncordo com Charles Erdman quando disse que não deveríamos deduzir que Tito tenha abandonado Paulo na prisão em Roma; antes, deve ter recebido mais uma missão para um lugar difícil e perigoso. Em terceiro lugar, dar instruções pastorais acerca do que à igreja deveria fazer. Tito deveria dar instruções à igreja [lara a promoção do espírito de santificação nas relações eclesiásticas, individuais, familiares e sociais. Desses três propósitos enunciados, o último é o que cobre a maior parte da carta.^^ Uma introdução à carta de Paulo a Tito

Van Oosterzee acentua o fato de que a moralidade dos
cretenses estava longe do que deveria ser (1.12), e, temendo que esses novos convertidos retrocedessem aos seus antigos vícios, Paulo sentiu a necessidade imperativa de orientarTitosobre como conduzir-se no meio desse povo, especialmente no estabelecimento da ordem na igreja, a fim de que os falsos mestres nao a tomassem de assalto.^^ As principais ênfases da carta A carta de Paulo aTito trata de vários temas fundamentais para a igreja. Em primeiro lugar, a organização das igrejas (1.5). Muitas coisas estavam fora de lugar nas igrejas de Creta. Tito foi deixado lá para colocá-las em ordem. Essas coisas incluíam o ensino da sa doutrina, a aplicação da disciplina, o combate aos falsos mestres e a instrução da sã doutrina aos crentes. Em segundo lugar, a liderança das igrejas (1.5-9). Paulo
tinha uma solene preocupação com o governo da igreja.

Uma igreja bíblica precisa ter líderes sãos na fé e na conduta.
Paulo deixa claro que o objetivo supremo do governo da
igreja é a preservação da verdade revelada.^'*
O apóstolo também afirma que o conhecimento da
verdade desemboca num a vida piedosa (1.1). Os hereges,
tanto do gnosticismo incipiente quanto do judaísmo,
enfatizavam um conhecimento que não produzia piedade.
A doutrina não pode estar separada da vida. A verdadeira doutrina produz vida santa, e vida santa é o resultado da verdadeira doutrina. Uma não existe sem a outra. Uma écausa, a outra é consequência.

Em terceiro lugar, o combate aos falsos mestres e às falsas doutrinas (1.10-16). A liderança da igreja precisa vigiar T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável |)ara que os lobos que estão do lado de fora não entrem; iK-in os lobos vestidos de peles de ovelha, disfarçados ck-iitro da igreja, arrastem após si os discípulos (At 20.29- 31). Esses falsos mestres podiam ser identificados por
inlclectualismo especulativo (3.9), espírito de exclusividade (2.11), ascetismo (1.15), licenciosidade (1.16), ganância (1.11), mitos e fábulas (1.14) e legalismo judeu, que exigia 1 circuncisão e promovia fábulas judias e mandamentos de homens (1.14).^^ Meyer Pearlman menciona quatro características desses lalsos mestres: 1) quanto a seu caráter, eram insubordinados, enganadores e faladores (1.10); 2) quanto às suas motivações, eram gananciosos (1.11,12); 3) quanto ao seu ensino, eram apegados às tradições judias e lendas (1.14), i'xigindo abstinência de alimentos (1.15); 4) quanto às suas pretensões, professavam ser verdadeiros mestres do evangelho, mas sua vida pecaminosa desmentia a sua profissão d.16).-^''’ iím quarto lugar, o ensino da sã doutrina (2.1). A igreja niio deveria ficar apenas na defensiva, combatendo os falsos


mestres, mas deveria sobretudo engajar-se no ensino da sã
doutrina. Esta palavra “sã” é um termo médico e indica a doutrina que está livre de corrupção e enfermidade. É evidente que a falsa doutrina e o falso ensino ameaçavam a igi'eja cretense. Em quinto lugar, a promoção da ética cristã (2.2-10). Paulo dá orientações claras para os líderes e para os liderados. As prescrições apostólicas contemplam os idosos, os recémcasados, os jovens e os servos. Não é suficiente ter doutrina sã, é preciso também ter vida santa. A doutrina sempre deve converter-se em vida. Q uanto mais conhecemos a verdade, lanto mais deveríamos viver em santidade. Diferentemente Uma introdução à carta de Paulo a Tito
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dos gnósticos, o conhecimento da verdade nao nos conduz
à soberba, mas à humildade.
Em sexto lugar, a prática das boas obras (2.11-14; 3.8,14).
Não somos salvos pelas boas obras, mas demonstramos
nossa salvação por meio delas. A salvação é pela fé somente,
mas a fé salvadora nunca vem só; ela é acompanhada das
boas obras. A fé é a causa; as boas obras são o resultado da
salvação. As nossas boas obras não nos levam para o céu,
mas nos acompanham para o céu (Ap 14.13). Em sétimo lugar, a submissão às autoridades (3.1-11). A igreja de Deus é um lugar de ordem, e não de anarquia; de obediência, e não de insubmissão. Insurgir-se contra as autoridades instituídas por Deus é desafiar o próprio Deus
que as instituiu. Assim, a fonte da autoridade não está nela mesma, mas em Deus. Resistir à autoridade é resistir a Deus. Dessa forma, Paulo está combatendo dois erros. O primeiro deles é a autocracia. Toda vez que a autoridade atribui a si mesma o poder, age de forma autocrática e truculenta. O poder vem de Deus e deve ser exercido em nome de Deus, de acordo
com o caráter e as prescrições de Deus. O segundo erro é a anarquia. A desobediência à autoridade, seja no Estado, seja na igreja ou na família, é um atentado contra a ordem
estabelecida pelo próprio Deus. Se a autoridade não pode exceder-se, atribuindo a si
mesma poder, os liderados nao podem rebelar-se, sacudindo de si o jugo da obediência.
T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável



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