( Tt 2.M0) Pa u l o c o n t r a st a o s falsos m est r e s
(1.11-16), com o verdadeiro mestre (2.1). A expressão grega “Tu, porém”, d e s taca
que Tito deveria se distinguir dos falsos mestres tanto na doutrina quanto na conduta, tanto na teologia quanto na ética. Os falsos mestres não viviam o que pregavam. Havia um abismo entre o que eles falavam e o que eles faziam. Tito deveria agir de forma diametralmente oposta aos falsos mestres. John Stott diz que não poderia haver contradição entre a teologia e a ética de Tito.
Não poderia existir dicotomia entre o seu ensino e o seu comportamento. 157 Concordo com Kelly quando diz que Paulo é absolutamente prático nessa passagem, mas não oculta sua convicção de que a base do bom comportamento é a crença correta. Nesse capítulo 2, Paulo se volta para a supervisão pastoral das comunidades cretenses, direcionando suas exortações a grupos selecionados por idade, sexo e posição social. Ao requerer de cada um dos grupos um alto padrão de conduta, demonstra sua preocupação tanto com a boa reputação da igreja quanto com o avanço do evangelho num ambiente de moralidade d u v i d o s a . ' E m vez dos crentes negarem a fé em Deus agindo como os falsos mestres, deveriam professá-la por meio da conduta.
Destacamos quatro pontos absolutamente relevantes, à guisa de introdução. Em primeiro lugar, a melhor maneira de combater a heresia é ensinar a verdade. “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (2.1). A sã doutrina tem a ver com a totalidade dos ensinamentos dados por Deus à igreja, por meio de sua Palavra revelada. John Stott diz que a palavra hygiainouse, “sã”, significa “estar saudável; ser íntegra”. Essa palavra é com frequência usada nos evangelhos com respeito a pessoas que, tendo sido curadas de algum defeito físico ou de uma incapacidade, agora estão “totalmente sadias”, com todos os seus órgãos e faculdades funcionando normalmente.'^' Stott ainda esclarece;
A doutrina cristã é saudável do mesmo modo que o corpo humano é
saudável, pois a doutrina cristã assemelha-se ao corpo humano. E um
bem ordenado sistema contendo diferentes partes que se relacionam
entre si e que, juntas, constituem um harmonioso conjunto. Portanto,
se a nossa teologia está mutilada (fakando nela algumas partes) ou
enferma (com partes contaminadas), então ela não está “sã”, não está
“saudável”. O que Paulo quer dizer com a expressão “sã doutrina” é.
T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável então, o que em outra parte ele se referiu como “todo o desígnio de Deus”, a plenitude da revelação divina.'“ Não basta à igreja assumir um papel crítico e denunciar as heresias dos falsos mestres e seu desvio de caráter; é preciso, sobretudo, proclamar a verdade. Combate-se o fogo estranho com o fogo verdadeiro. Combate-se a heterodoxia com a ortodoxia. Combate-se a heresia com a verdade. Em vez de Tito apenas ficar na retranca e na defesa contra os íalsos mestres, deveria partir para o ataque, proclamando a sã doutrina.
Muitos mestres da verdade perdem o foco ao gastar rodo o tempo e energia combatendo o erro e denunciando as peripécias tresloucadas dos falsos mestres. Porém, são remissos em anunciar a sã doutrina. Certa feita, alguém [lerguntou a um alto funcionário de um grande banco,
especialista em identificar notas falsas, qual era o seu critério para identificá-las. Ele respondeu: “Eu não sou umespecialista em notas falsas; sou um especialista em notas verdadeiras. Eu as estudo cuidadosamente. Assim, identifico as falsas”. Quando conhecemos, vivemos e anunciamos a sã
iloutrina, desmascaramos a falsa doutrina ao mesmo tempo
t|ue a combatemos. Em segundo lugar, a melhor maneira de reprovar a vida
desregrada é viver de modo irrepreensível (2.7). É importante ressaltar que Tito deveria falar o que convém à sã doutrina, ou seja, as práticas que dela decorrem (2.1). John Stott está coberto de razão quando afirma que há um elo indestrutível c]ue hga a doutrina cristã com as práticas cristãs, a teologia com a é t i c a . C a l v i n o chega a afirmar que a “sã doutrina”

lie Deus em Cristo, da qual podemos aprender onde buscar
Como aplicar a doutrina na vida familiar
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nossa salvação; e a segunda é aquela por meio da qual a vida
se exercita no temor de Deus, e na conduta cristã.
Tito estava em Creta nao apenas para ensinar a sa
doutrina, mas para ser um modelo de vida irrepreensível.
As pessoas egressas de um paganismo tosco, imaturas na
fé e ainda encurraladas por falsos mestres precisavam de
ensino verdadeiro e de exemplo irrepreensível. Tito deveria
imprimir na vida das pessoas as marcas de uma vida santa,
justa e piedosa.
Em terceiro lugar, doutrina e vida precisam sempre andar de mãos dadas {2.7). Tito deveria ser
modelo de boas obras e também mostrar integridade no ensino. A verdade produz integridade. Teologia e vida andam juntas. D outrina e dever caminham lado a lado. Ortodoxia e piedade são inseparáveis. A doutrina desemboca no dever.
A teologia é mãe da ética. A vida é consequência da fé. Assim como um homem crê, assim ele é. Não é possível ter vida santa sem doutrina pura. Não é possível ter piedade sem ortodoxia. Não é possível desprezar a verdade e viver uma vida agradável a Deus. Sempre que a igreja separou a doutrina da vida, os resultados foram desastrosos. Ortodoxia sem vida é ortodoxia morta, e ortodoxia morta mata. Não há nada mais escandaloso do
que alguém professar uma coisa e viver outra; ser exigente
com os outros e indulgente consigo mesmo. Em quarto lugar, a sã doutrina precisa moldar a vida
familiar em todos os seus aspectos (2.2-10). Paulo ordena a aplicação da doutrina a vários segmentos da família, classificando-a por gênero, idade e posição social. Idosos e jovens, solteiros e casados, líderes e servos, devem viver de acordo com a sã doutrina, ornando assim a doutrina de
Deus (2.5,10).
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