"A Restauração Começa com a Palavra de Deus""“Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.”“Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum.<<<>>>O Espírito do soberano, o senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,isaías 61:1.. porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão se não houver quem pregue? e como pregarão se não forem enviados? como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!" romanos 10:13-15.. então, jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". mateus 28:18-20.. missionário francisco da igreja pentecostal cura divina da cidade de - sp - brasil, . Minha missão pessoal:"Fortalecer a Igreja do Senhor, alcançar os perdidos, ser uma das Vozes que tragam esperança aos aflitos e descanso aos cansados; lutar para ser o Sal da Terra e a Luz do Mundo, como ordenou meu Senhor e Mestre Jesus Cristo de Nazaré" mt 5:13-14. contato: missionariofranciscosouza@gmail.com ou ministrofranciscsouza@gmail.com >>> tl claro (11)98984-6816 >><< OI (11) 94626-0652 >>>>, Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" Mateus 28:18-20. <<<<<>>>> DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESTE SITES, SUA OPINIÃO PARA MIM É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA MIM CONTINUA ESFORÇADO PARA DEIXAR ESTE SITES LINDO. OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO DESDE JÁ, Desde Ja Agradeço Pela Visita, Volte Sempre. Shalom Adonay! ”

Como aplicar a doutrina na vida familiar

Como aplicar a doutrina na vida familiar

( Tt 2.M0) Pa u l o c o n t r a st a o s falsos m est r e s
(1.11-16), com o verdadeiro mestre (2.1). A expressão grega “Tu, porém”, d e s taca
que Tito deveria se distinguir dos falsos mestres tanto na doutrina quanto na conduta, tanto na teologia quanto na ética. Os falsos mestres não viviam o que pregavam. Havia um abismo entre o que eles falavam e o que eles faziam. Tito deveria agir de forma diametralmente oposta aos falsos mestres. John Stott diz que não poderia haver contradição entre a teologia e a ética de Tito.

Não poderia existir dicotomia entre o seu ensino e o seu comportamento. 157 Concordo com Kelly quando diz que Paulo é absolutamente prático nessa passagem, mas não oculta sua convicção de que a base do bom comportamento é a crença correta. Nesse capítulo 2, Paulo se volta para a supervisão pastoral das comunidades cretenses, direcionando suas exortações a grupos selecionados por idade, sexo e posição social. Ao requerer de cada um dos grupos um alto padrão de conduta, demonstra sua preocupação tanto com a boa reputação da igreja quanto com o avanço do evangelho num ambiente de moralidade d u v i d o s a . ' E m vez dos crentes negarem a fé em Deus agindo como os falsos mestres, deveriam professá-la por meio da conduta.


Destacamos quatro pontos absolutamente relevantes, à guisa de introdução. Em primeiro lugar, a melhor maneira de combater a heresia é ensinar a verdade. “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (2.1). A sã doutrina tem a ver com a totalidade dos ensinamentos dados por Deus à igreja, por meio de sua Palavra revelada. John Stott diz que a palavra hygiainouse, “sã”, significa “estar saudável; ser íntegra”. Essa palavra é com frequência usada nos evangelhos com respeito a pessoas que, tendo sido curadas de algum defeito físico ou de uma incapacidade, agora estão “totalmente sadias”, com todos os seus órgãos e faculdades funcionando normalmente.'^' Stott ainda esclarece;
A doutrina cristã é saudável do mesmo modo que o corpo humano é
saudável, pois a doutrina cristã assemelha-se ao corpo humano. E um
bem ordenado sistema contendo diferentes partes que se relacionam
entre si e que, juntas, constituem um harmonioso conjunto. Portanto,
se a nossa teologia está mutilada (fakando nela algumas partes) ou
enferma (com partes contaminadas), então ela não está “sã”, não está
“saudável”. O que Paulo quer dizer com a expressão “sã doutrina” é.
T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável então, o que em outra parte ele se referiu como “todo o desígnio de Deus”, a plenitude da revelação divina.'“ Não basta à igreja assumir um papel crítico e denunciar as heresias dos falsos mestres e seu desvio de caráter; é preciso, sobretudo, proclamar a verdade. Combate-se o fogo estranho com o fogo verdadeiro. Combate-se a heterodoxia com a ortodoxia. Combate-se a heresia com a verdade. Em vez de Tito apenas ficar na retranca e na defesa contra os íalsos mestres, deveria partir para o ataque, proclamando a sã doutrina.


Muitos mestres da verdade perdem o foco ao gastar rodo o tempo e energia combatendo o erro e denunciando as peripécias tresloucadas dos falsos mestres. Porém, são remissos em anunciar a sã doutrina. Certa feita, alguém [lerguntou a um alto funcionário de um grande banco,
especialista em identificar notas falsas, qual era o seu critério para identificá-las. Ele respondeu: “Eu não sou umespecialista em notas falsas; sou um especialista em notas verdadeiras. Eu as estudo cuidadosamente. Assim, identifico as falsas”. Quando conhecemos, vivemos e anunciamos a sã
iloutrina, desmascaramos a falsa doutrina ao mesmo tempo
t|ue a combatemos. Em segundo lugar, a melhor maneira de reprovar a vida
desregrada é viver de modo irrepreensível (2.7). É importante ressaltar que Tito deveria falar o que convém à sã doutrina, ou seja, as práticas que dela decorrem (2.1). John Stott está coberto de razão quando afirma que há um elo indestrutível c]ue hga a doutrina cristã com as práticas cristãs, a teologia com a é t i c a . C a l v i n o chega a afirmar que a “sã doutrina”
consiste em duas partes. A primeira é a que magnifica a graça
lie Deus em Cristo, da qual podemos aprender onde buscar
Como aplicar a doutrina na vida familiar
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nossa salvação; e a segunda é aquela por meio da qual a vida
se exercita no temor de Deus, e na conduta cristã.
Tito estava em Creta nao apenas para ensinar a sa
doutrina, mas para ser um modelo de vida irrepreensível.
As pessoas egressas de um paganismo tosco, imaturas na
fé e ainda encurraladas por falsos mestres precisavam de
ensino verdadeiro e de exemplo irrepreensível. Tito deveria
imprimir na vida das pessoas as marcas de uma vida santa,
justa e piedosa.

Em terceiro lugar, doutrina e vida precisam sempre andar de mãos dadas {2.7). Tito deveria ser
modelo de boas obras e também mostrar integridade no ensino. A verdade produz integridade. Teologia e vida andam juntas. D outrina e dever caminham lado a lado. Ortodoxia e piedade são inseparáveis. A doutrina desemboca no dever.

A teologia é mãe da ética. A vida é consequência da fé. Assim como um homem crê, assim ele é. Não é possível ter vida santa sem doutrina pura. Não é possível ter piedade sem ortodoxia. Não é possível desprezar a verdade e viver uma vida agradável a Deus. Sempre que a igreja separou a doutrina da vida, os resultados foram desastrosos. Ortodoxia sem vida é ortodoxia morta, e ortodoxia morta mata. Não há nada mais escandaloso do
que alguém professar uma coisa e viver outra; ser exigente
com os outros e indulgente consigo mesmo. Em quarto lugar, a sã doutrina precisa moldar a vida
familiar em todos os seus aspectos (2.2-10). Paulo ordena a aplicação da doutrina a vários segmentos da família, classificando-a por gênero, idade e posição social. Idosos e jovens, solteiros e casados, líderes e servos, devem viver de acordo com a sã doutrina, ornando assim a doutrina de
Deus (2.5,10).

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