Os preceitos de Deus para os homens idosos (2.2)
Os homens idosos sao citados primeiro, porque deveriam ser os pioneiros a apHcar a sa doutrina. A vida deles deveria
recomendar a doutrina que professavam. Glenn Gould diz corretamente que o evangelho de Cristo tem de mudar a maneira das pessoas pensar e dar frutos em uma vida transformada. Era essa transformação poderosa que tornava
a igreja primitiva invencível. Como foi que a igreja derrotou o paganismo fortificado do império romano? A resposta é que os cristãos sobrepujavam os pagãos na vida, na morte e nos c o n c e i t o s .
O s homens idosos deveriam demonstrar quatro virtudes cardeais: Em primeiro lugar, deveriam ter domínio próprio. “Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes...”
(2.2). Essa palavra tem a ver com o domínio do vinho. A palavra grega nephalios significa literalmente sóbrio em contraposição a ser muito indulgente com o vinho. Trata-se de uma pessoa que tem seus apetites sob controle. A falta de disciplina e de limites em qualquer área da vida e o uso imoderado do vinho causavam muitos transtornos na comunidade cristã da ilha de Creta. Concordo com William Barclay quando diz que os prazeres desenfreados custam muito mais do que valem. Em segundo lugar, deveriam ter reputação aprovada. “Quanto aos homens idosos que sejam [...] respeitáveis...” (2.2). Trata-se de uma pessoa que tem vida ilibada, caráter impoluto, bom testemunho dos de fora. E uma pessoa que não tem brechas no escudo da sua fé. Alguém que não pode ser acusado de escândalo.
A palavra grega aqui é semmos, cujo significado é “comportamento solene e austero”. Nao se trata
daquela pessoa que nunca sorri, mas daquela pessoa que vive à luz Como aplicara doutrina na vida familiar da eternidade, sabendo que Deus nos acompanha com o seu olhar.'*"® Nao podemos confundir seriedade com carranca. Em terceiro lugar, deveriam ter equilíbrio nas atitudes. “Q uanto aos homens idosos que sejam [...] sensatos...” (2.2). Trata-se daquela pessoa que mede suas palavras, seus gestos, suas ações e suas reações. A palavra grega aqui é sophron e descreve o homem que vive sob controle, que sabe governar cada instinto e paixao.'*’’ Em quarto lugar, deveriam ter maturidade espiritual “Quanto aos homens idosos que sejam [...] sadios na fé, no amor e na constância” (2.2). Fé, amor e esperança são a trilogia neotestamentária da maturidade cristã. Flans Burki diz que a tríade de fé, amor e esperança sintetiza o mais íntimo cerne daquilo que o evangelho significa.'^*’ A maturidade crista tem a ver com a teologia que abraçamos, com o nosso relacionamento com Deus e com os irmãos e, também, com a maneira que nos comportamos diante das pressões da vida.
Os preceitos de Deus para as mullieres idosas (2.3,4)
“Quanto às mulheres idosas, semelhantemente...”. A palavra
“semelhantemente” acentua que as virtudes elencadas no versículo anterior devem ser observadas também pelas mulheres idosas. Paulo destaca duas coisas importantes que devem caracterizar as mulheres idosas. Em primeiro lugar, elas devem ser cuidadosas quanto à maneira de viver (2.3a). Paulo escreve: “Que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, nao escravizadas a muito vinho...” (2.3a). Quanto ao aspecto positivo as mulheres idosas devem ter um procedimento irretocável, exemplar. A idade avançada nos torna mais responsáveis. T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável
Q uanto ao aspecto negativo, as mulheres idosas devem evitar dois sérios pecados: O pecado da maledicência. A palavra grega usada para descrever “caluniadoras” é diabolos. O diabo é o patrono das pessoas que se entregam à calúnia, à fofoca e à maledicência. William M acDonald diz que a palavra grega diabolos é um termo apropriado, uma vez que a maledicência é diabólica
em sua fonte e caráter. As mulheres idosas nao devem falar mal pelas costas nem ser boateiras. Nada é mais pernicioso para a vida da igreja do que o pecado da língua. Tiago diz que a língua é fogo e veneno. A língua fere, destrói e mata (Tg 3.1-11). Salomão diz que “a morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18.21). Podemos matar ou dar vida a um relacionamento dependendo da maneira pela qual nos
comunicamos. O pecado da embriaguez. A embriaguez é um vício degradante
em todas as pessoas, mas quando mulheres que deveriam ser exemplo de conduta capitulam-se à embriaguez, isso se constitui num terrível escândalo. Em segundo lugar, elas devem ser cuidadosas quanto à maneira de ensinar (2.3b,4). Paulo conclui: “[...] sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem seus maridos e a seus filhos” (2.3b,4). As mulheres idosas deveriam nao apenas praticar o bem, mas ser mestras do bem. Deveriam nao apenas ser exemplo, mas também instruir as jovens recém-casadas a amar seus maridos e
(ilhos. Esse ensino desenrola-se na dinâmica da vida. John Stott tem razão ao alertar que há grande necessidade, em (oda congregação, do ministério de mulheres maduras e |)iedosas.'^“ Concordo com Warren Wiersbe quando diz t]ue a igreja precisa tanto dos mais velhos quanto dos mais jovens, e uns devem ministrar aos outros.'^’ Como aplicar a doutrina na vida familiar
A palavra grega usada aqui é kalodidaskalous, que significa
“mestre do bem, professor de boas coisas”. A palavra
não se refere à instrução formal, mas, sim, ao conselho
e encorajamento que elas podem dar em particular, pela
palavra e exemplo. Não se trata aqui de um ensino formal,
mas de pedagogia que se desenvolve na urdidura da vida.
É importante destacar que a instrução só pode acontecer
onde existe comunicação e comunhão. É preciso construir
pontes de comunicação entre os idosos e os jovens. O
conflito de gerações precisa ser resolvido antes que a
instrução logre êxito.
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