Os preceitos de Deus para as mulheres jovens (2.4b,5)
As mulheres jovens recebem seis instruções importantes das mulheres mais idosas. Na igreja deve haver espaço tanto para o ensino formal quanto para o informal. Tanto homens quanto mulheres desempenham esse papel fundamental.
Que instruções as jovens recém-casadas deveriam receber? Em primeiro lugar, deveriam amar o marido e os filhos
(2.4b). Paulo deu várias instruções para o marido amar a esposa da mesma forma que Cristo ama a igreja (Ef 5.25- 33; Cl 3.19).
Em todas as ocasiões, a palavra grega usada é
ágape, o amor incondicional, sacrificial. Porém, quando a Bíblia fala que a mulher deve amar o marido e os filhos, usa o ■â.m.oi philéo. As palavras philandros e philoteknos indicam
que as mulheres jovens devem ser amorosas com o marido e
filhos respectivamente. As jovens recém-casadas não devem negligenciar o marido e os filhos por nenhum a razão. Albert Barnes está correto quando diz que toda a felicidade conjugal está baseada no amor mútuo. Nenhum a riqueza ou luxo, nenhum a habitação esplendorosa ou conforto, nenhum a posição social ou prazer especial pode T ito e Filemom - doutrina e vida um binôm io inseparável
ser compensação pela falta de amor no casamento.
Quando esse amor reina, até mesmo o casebre mais humilde pode ser o palco da felicidade mais
sublime. Em segundo lugar, deveriam ser sensatas (2.5). A palavra grega sophronas descreve uma pessoa que tem domínio próprio, autocontrole. É a pessoa que domina suas paixões em vez de ser dominada por elas. É a pessoa que está com o
leme da vida em suas mãos e não alguém desgovernado nos mares revoltos da vida.
Em terceiro lugar, deveriam ser honestas (2.5). A palavra grega hagnos descreve aqui a pureza moral no matrimônio. As mulheres deveriam ser “puras de mente e coração”.*^'’
Elas deveriam fechar todas as janelas da tentação e do desejo proibido. Deveriam fugir de toda circunstância perigosa. Cresce espantosamente na cultura ocidental a infidelidade
conjugal.
Muitos cônjuges contemporâneos abrem todas as cortinas da alma para nelas entrar o clarão dos desejos ilícitos. Abastecem a mente com coisas impuras. Navegam nas águas turvas dos sites perniciosos. Entabulam longas conversas virtuais com estranhos e fecham os canais de
comunicação dentro do próprio lar. Em quarto lugar, deveriam ser boas donas de casa (2.5). A
palavra grega oikourgos, traduzida por “boas donas de casa”, significa literalmente “trabalhando em casa”.’^^ Paulo está combatendo aqui aquele estilo de vida ocioso de algumas
mulheres que viviam andando de casa em casa, adotando um estilo de vida fútil (iT m 5.13).
John Stott é da opinião que não seria legítimo tomar esse versículo como base para estabelecer a condição de permanecer em casa como um estereótipo para todas as
mulheres, ou para proibir as esposas de terem uma atividade (irofissional. O que de fato é afirmado é que a mulher que Como aplicar a doutrina na vida familiar aceita a vocação do casamento e tem marido e filhos deve amá-los, e não negligenciá-los. Assim, Paulo está se opondo
não a que a mulher tenha uma profissão, mas ao fato tão
corriqueiro de se tornar ociosa e ficar indo de casa em casa.'^®
Hoje, o contexto é outro. H á muitas mulheres que negligenciam o marido, os filhos, a casa e desperdiçam seu precioso tempo andando de loja em loja, comprando o que não precisam, com o dinheiro que não têm, para impressionar pessoas que não conhecem. Em quinto lugar, deveriam ser bondosas (2.5). A bondade é atitude de investir o melhor da vida na vida dos outros. O único homem que é chamado de “bom” na Bíblia é Barnabé (At 11.24).
A marca desse homem foi investir na
vida daqueles que haviam sido rejeitados. Ele investiu na vida de Saulo depois que foi rejeitado em Jerusalém pelos discípulos (At 9.26,27) e na vida de João Marcos, depois
que Paulo se recusou a aceitá-lo na caravana da segunda viagem missionária (At 15.36-39).
Em sexto lugar, deveriam ser sujeitas ao marido (2.5). A submissão é uma palavra extremamente distorcida e desgastada atualmente. H á muitos maridos que se valem dessa ordem paulina para oprimirem sua mulher. Entretanto, há muitas mulheres que sentem urticária ao ouvir que precisam
se sujeitar a seu marido. H á aqueles que ainda pensam que a sujeição da mulher a seu marido implica inferioridade daquela a este. Isso é um engano. Assim como Deus, o
Filho, não é inferior a Deus, o Pai; assim também, a mulher
não é inferior ao marido (ICo 11.3).
Hans Burki está correto quando diz que não se trata aqui de uma subserviente e dócil rendição a tudo o que o marido exige. Ela administrará o lar com bondade e
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Como aplicar a doutrina na vida familiar
em concordância com a vontade do marido, nao sem ele nem contra ele. A liberdade e a igualdade da
mulher nao contradizem a subordinação ao marido, desde que essa subordinação aconteça de forma espontânea, e não segundo as concepções das fantasias masculinas de superioridade,
nem de sua cobiça por dominação.'^’ O marido sábio permite que a esposa administre o lar, pois esse é o ministério dela. Apesar de a esposa ser a “dona da casa”, o marido é o líder do lar, de modo que a esposa deve ser obediente. Mas onde existe amor, a obediência não é dolorosa.'®*' O projeto de Deus no casamento nao é a dominação do superior sobre o inferior, mas igualdadesexual com complementaridade.
Qual motivação deveria regular a conduta da mulher crente? O vetor principal a nortear-lhe a postura é “para que a palavra de Deus não seja difamada”. A insubmissão da esposa ao marido seria um escândalo para o evangelho. A nossa vida é uma ponte ou uma muralha; aproxima as pessoas de Deus ou as afasta. Kelly está com a razão quando diz que o m undo de forma imediatamente culpará o próprio evangelho por qualquer conduta da parte dos fiéis que seja
chocante às susceptibilidades contemporâneas.'181
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