Os preceitos de Deus para os servos (2.9,10)
Concordo com William M acDonald quando diz que a simples menção que a Bíblia faz da escravidão no primeiro século não é sinônimo de sua aprovação, assim como a poligamia registrada no Antigo Testamento não é um Como aplicar a doutrina na vida familiar
T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io inseparável atestado de aprovação divina àquela prática. Deus jamais
aprovou a crueldade e a injustiça da escravatura. Porém, a
igreja primitiva não se engajou num projeto revolucionário contra a escravatura. Antes, condenou-a e removeu seus abusos pelo poder do evangelho. O nde a Palavra de Deus prevaleceu, o mal da escravatura sucum biu.'“’'^ Ao contrário de Efésios 6.9 e Colossenses 4.1, os senhores ou proprietários não estão incluídos nessa exortação.
Possivelmente ainda não existissem nas igrejas da ilha de Creta esses senhores de e s c r a v o s . C o m respeito aos servos,
Paulo alista duas virtudes que deveriam cultivar e dois pecados que deveriam evitar. Em primeiro lugar, as virtudes que deveriam cultivar (2.9.10). A fé cristã, longe de engajar-se numa luta políticosocial contra a escravatura, deu instruções aos servos e aos
senhores sobre como viver de forma a glorificar a Deus. Embora não haja mais escravos hoje, os princípios aplicamse perfeitamente à relação de patrões-empregados. Que virtudes os servos deveriam cultivar? Obediência. “Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor,
dando-lhe motivo de satisfação...” (2.9). A obediência deveria ser em tudo. Obviamente “em
tudo” restringe-se ao que é lícito. A submissão deveria objetivar a satisfação dos senhores. É possível obedecer sem fazê-lo de coração (Ef 6.6). É possível trabalhar de má
vontade. Fidelidade. “[...] pelo contrário, deem prova de toda fidelidade...” (2.10). Os servos deveriam dar prova de sua honestidade. Não deveriam servir apenas quando eram vigiados nem apenas com medo de serem castigados. Em segundo lugar, os pecados que deveriam evitar (2.9.10). Os servos crentes deveriam estar atentos para não
cometerem dois pecados em relação aos seus senhores. Que pecados são esses? Rebeldia. “[...] não sejam respondões” (2.9). Uma coisa é servir de coração, outra é fazê-lo com má vontade e murmuração. O servo poderia se queixar do senhor a outros que trabalhavam com ele, o que certamente seria um péssimo testemunho cristão.
O irmão mais velho do filho pródigo obedeceu a seu pai em tudo, mas não o honrou. Muitos servos eram rebeldes, respondões e destemperados emocionalmente. Desonestidade. “Não furtem ...” (2.10). O verbo grego nesphizesthai, “furtar”, significa literalmente “separar” ou “colocar de lado”, e assim fica sendo um eufemismo para o furto em pequena escala ou o quieto aproveitamento de algumas vantagens indevidas. O furto é expressamente condenado na lei de Deus no oitavo mandamento. Muitos servos, à semelhança de
Onésimo, furtavam seus senhores, subtraindo pequenas coisas (Fm 18). Ainda hoje, muitos empregados furtam seus patrões e suas empresas; essa prática é condenada na Palavra de Deus. Por último, Paulo dá aos servos uma excelente motivação para agirem com obediência e fidelidade: “[...] a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador” (2.10b). Em outras palavras, seu comportamento obediente ajudará a fazer a mensagem cristã atraente e nobre, e assim a recomendará ao mundo externo.''^'" Nada podemos acrescentar ao conteúdo da doutrina de Deus, mas podemos torná-la mais bela aos olhos dos homens, ou seja, podemos acrescentar brilho à doutrina. A
palavra grega usada por Paulo, kosmosin, significa “colocar em ordem, enfeitar, adornar”. A palavra é usada para o Como aplicar a doutrina na vida familiar arranjo de joias de modo que elas apresentem sua plena beleza. Stott diz que o evangelho é uma pedra preciosa, sendo
a vida cristã harmoniosa como uma armação em que a
gema do evangelho é colocada, contribuindo para lhe “dar
mais brilho”. Assim, a nossa vida pode dar ornamento ou
descrédito ao evangelho.'^®
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