A saudação apostólica (1.4)
Depois de se apresentar e mostrar suas credenciais, bem
como o propósito de seu apostolado, Paulo menciona o destinatário de sua carta. Em primeiro lugar, a identificação do destinatário (1.4).
Dois fatos são dignos de nota acerca de Tito. Ele era filho espiritual de Paulo (1.4). Paulo está se dirigindo a um filho espiritual. Trata-se de alguém que veio a Cristo por intermédio do ministério de Paulo. William Hendriksen diz que a palavra “filho” é m uito feliz porque combina duas ideias: “eu te gerei” e “tu és mui amado para mim”.®'^ M atthew H enry diz que Tito era filho
de Paulo não por geração natural, mas por regeneração sobrenatural.®^ T ito e Filemom - doutrina e vida um binôm io inseparável
!üe era comprometido com o mesmo evangelho que Paulo l>rrgava (1.4). Paulo era um judeu, e Tito, um gentio. Os tlois, porém, abraçaram a mesma fé. A fé comum é a fé que U'm todo cristão. A fé aqui é objetiva e não subjetiva. É o pi (')prio conteúdo do Evangelho.
Warren Wiersbe está correto ao esclarecer que cristãos (le diferentes denominações podem ter características distintas, mas todos os que possuem a mesma fé salvadora
Ionipartilham “[...] da nossa com um salvação” (Jd 3). Há uin corpo definido de verdades confiado à
Igreja, a “[...] lé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 3). (^)iialquer ensinamento, portanto, que se desvie da “fé I om um ” é falso e não deve ser tolerado na congregação.^'’
Em segundo lugar, as bênçãos rogadas ao destinatário ( 1.4). Paulo roga a Deus a bênção da graça e da paz para ' 1 ito. A graça é a fonte e a paz é fluxo que corre dessa fonte.
A graça é a raiz e a paz é o fruto. William Hendriksen diz que a graça é o favor operado por Deus no coração de seu lllho sem que ele tenha mérito algum. É seu cristocêntrico amor perdoador e fortalecedor. A paz é a consciência do (ilho de haver sido reconciliado com Deus por meio de
( àisto. Graça é a fonte, e paz é a corrente que flui dessa fonte (Rm 5.1).*^^ Em terceiro lugar, a fonte das bênçãos rogadas (1.4). Tanto a graça quanto a paz provêm de Deus Pai e de Cristo Jesus,
nosso Salvador. Tanto o Pai quanto o Filho sao a origem e a fonte dessas bênçãos. A graça e a paz têm sua origem em Deus, o Pai, e são obtidas para o crente pelos méritos de
O isto Jesus. Eles dois, o Pai e o Filho, são a fonte única da graça e da paz.«®
A suprem acia da Palavra no ministério apostólico
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