Como distinguir os pastores dos lobos
(Tt 1.5-16)
A CARTA DE P a u l o a T i t o expõe de
maneira eloquente o binômio: ortodoxia e piedade; teologia e ética; doutrina e dever. No capítulo, 1 Paulo aborda esse binômio em relação à igreja; no capítulo 2, em relação à família; e, no capítulo 3, em relação ao mundo. Paulo deixou Tito em Creta para colocar em ordem as coisas restantes nas igrejas e constituir nessas igrejas presbíteros (1.5).
A palavra grega epidiorthose significa colocar em linha reta, colocar em ordem, en d ireitar.W arren Wiersbe escreve que esse é um termo médico e serefere a endireitar um membro torto. A palavra para “restantes” significa o que está faltando.
O texto da carta T ito e F ilemom - doutrina e vida um binôm io insep.ir/ivcl indica que havia graves
faltas na vida individual e conjunta das igrejas de Creta, como: 1) falta dc liderança espiritual
(1.5); 2) falsos mestres (1.10,11); 3) conduta imoral entre os membros da família de Deus, tanto jovens quanto velhos (2.1-10).’’
A ilha de Creta era uma região altamente marcada pela devassidão moral e pela disseminação de muitas heresias. As igrejas, ainda incipientes, corriam sérios riscos de ser atacadas por esses dois perigos mortais. Somente sob uma liderança bíblica e moralmente sadia a igreja poderia resistir a esse cerco ameaçador.
A maneira mais adequada de combater o erro é espalhar a verdade. Você apaga o fogo falso com o fogo verdadeiro. A forma mais eficaz de combater os falsos mestres é multiplicar os verdadeiros mestres. John Stott lembra que os versículos 6 a 16 apresentam um forte contraste entre os verdadeiros presbíteros que Tito designaria (1.6-9) e os falsos mestres que os presbíteros teriam de silenciar (1.10-16)/^
É importante ressaltar aqui quatro verdades, à guisa de introdução. Em primeiro lugar, a liderança da igreja deve ser composta de um colegiado. Paulo determina a Tito que constitua presbíteros em cada igreja. A liderança da igreja local deve ser composta por uma equipe e um colegiado de presbíteros, e não por um líder autocrático. Assim como a igreja de Jerusalém tinha uma pluralidade de presbíteros (At 11.30); Paulo também constituiu presbíteros nas igrejas (At 14.23). Essa mesma prática deveria ser repetida em todas as igrejas da ilha de Creta (1.5).
Em segundo lugar, a liderança da igreja não é hierárquica. Paulo usa os termos presbítero (1.5) e bispo (1.7) para se referir à mesma pessoa. O bispo não é um ofício superior ao
presbítero. Os dois termos, presbítero e bispo, sao usados para descrever o mesmo Jider (At 20.17,28). Assim, o presbítero e o bispo são termos correlatos e devem destacar características distintas do mesmo líder. O termo presbítero refere-se à maturidade e experiência do líder, enquanto o termo bispo diz respeito à sua responsabilidade e função de supervisão pastoral.’’
William M acDonald diz que o uso contemporâneo do termo bispo passou a descrever um prelado que supervisiona uma diocese ou um grupo de igrejas em um distrito. Mas
a palavra não tem esse significado no Novo Testamento. O modelo bíblico é de vários bispos em uma igreja, em vez de um bispo supervisionando várias igrejas.’"^
Em terceiro lugar, a liderança da igreja deve ser constituída conforme prescrição bíblica. Paulo dá orientações claras e absolutamente precisas acerca dos atributos que um presbítero deve ter (1.6-9).
As características do presbítero mencionadas pelo apóstolo têm mais a ver com sua vida do
que com o seu desempenho. A vida do líder é a vida da sua liderança. A vida precede o ministério e é sua base. Warren Wiersbe adverte que o fato de esses critérios se
aplicarem aos cristãos da ilha de Creta, bem como àqueles da cidade de Efeso (iT m 3.1-7), comprova que o padrão de Deus para os líderes não varia. Tanto as igrejas das cidades
grandes quanto aquelas das cidades pequenas precisam de pessoas piedosas nos cargos de liderança.’^ O utra coisa importante é que o presbiterato pode ser legitimamente
desejado (iT m 3.1), mas só o Espírito pode constituir alguém como bispo sobre a igreja (At 20.28).
Em quarto lugar, a principal função da liderança da igreja é alimentar o rebanho com a Palavra. Paulo diz que o bispo é um despenseiro de Deus (1.7), ou seja, o que fornece Como distinguir os pastores dos lobos
O alimento na casa (ICo 4.1,2). Sua função precípua
não é cuidar da administração das mesas, mas cuidar da administração da Palavra. H á duas diaconias fundamentais na igreja: a diaconia das mesas e a diaconia da Palavra. Cabe ao presbítero dedicar-se
à diaconia da Palavra. Isso porque o presbítero é também pastor do rebanho (At 20.28), aquele que cuida das ovelhas e as conduz aos pastos verdejantes. John Stott diz que essas
são metáforas que bem caracterizam o ministério da Palavra de Deus, que abrange tanto o ensino da verdade quanto a ação de refutar o erro (1.9).’*^
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